Artigos e vídeos

Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.

Diagnóstico da Doença do Refluxo Gastroesofágico

Diagnóstico da Doença do Refluxo Gastroesofágico

A principal ferramenta para o diagnóstico da DRGE é a história clínica do paciente que busca identificar sintomas característicos da doença, sua duração, intensidade, frequência, fatores desencadeantes e de alívio, padrão de evolução no decorrer do tempo e impacto na qualidade de vida do paciente.

Se for necessário realizar exames subsidiários, será solicitada endoscopia digestiva alta. Por meio dela, o gastroenterologista visualiza diretamente o esôfago, o estômago e a primeira parte do intestino delgado com um endoscópio (tubo flexível) que pode ser introduzido pela boca.

Durante o procedimento, o médico pode obter uma pequena amostra do tecido para ser requisitados um ou mais dos seguintes exames diagnósticos:


  • Radiografia do esôfago, estômago e duodeno: realizada após a ingestão de uma substância de contraste com bário, para visualizar o esôfago;
  • Estudos de motilidade ou manometria esofágica: efetuados para avaliar os movimentos peristálticos (contrações) do esôfago com a deglutição;
  • Monitorização de pH esofágico: utiliza eletrodos para avaliar o pH (nível de ácido) no esôfago. Em geral, esse exame é realizado durante um período de 24 horas. Um monitor - carregado pelo paciente - registra os níveis de ácido no órgão.


Agende sua consulta!

 

CAD - Centro do Aparelho Digestivo Dr. Zardo.

 

Em Medianeira, localizado na Avenida Brasília, 2040 acima da praça Ângelo Darolt. 

Telefone: (45) 3264-3606 ou pelo whatts (45) 99826-0004.

 

Em Santa Helena, atendemos na Av. Rio Grande do Sul, 1101, Centro.

Telefone: (45) 3268-3575.