Artigos e vídeos

Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.

Qual o tratamento indicado para a Doença Do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

Qual o tratamento indicado para a Doença Do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

Os objetivos dos tratamentos da DRGE são aliviar os sintomas, cicatrizar as lesões (e manter a cicatrização) e prevenir recidivas (recaídas) e complicações.

O médico poderá indicar o tratamento medicamentoso, sempre de maneira individualizada, a cada paciente.

Pode ser recomendado tratamento clínico, ou seja, apenas medidas de ordens geral e comportamental, como mudanças de “estilo de vida” que podem ser significativas na melhora dos sintomas da Doença Do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

As medidas visam diminuir e/ou prevenir o refluxo gastroesofágico e aumentar a competência do esfíncter inferior do esôfago, devendo-se: 

Elevar a cabeceira da cama em cerca de 15 cm. Tal medida pode diminuir o número de episódios de refluxo;

Reduzir o peso em obesos. Às vezes, observa-se que tal medida é suficiente para o desaparecimento ou a atenuação dos sintomas;

Evitar deitar logo após as refeições principais, pois a posição de decúbito (deitado) nessa ocasião favorece muito o refluxo gastroesofágico; evitar situações que aumentam a pressão intra-abdominal ou intragástrica; flexão do tórax ou das pernas sobre o abdome, refeições muito fartas e volumosas, uso de cintas ou roupas muito apertadas;

Não ingerir bebidas gasosas nem alimentos que diminuem a pressão do esfíncter inferior do esôfago (exemplo: chocolate, gordura ou que atuam como irritantes da mucosa do esôfago como sucos cítricos e café) álcool e fumo

 

Agende sua consulta!

CAD - Centro do Aparelho Digestivo Dr. Zardo.

Em Medianeira, localizado na Avenida Brasília, 2040, próximo a praça Ângelo Darolt, telefone(45) 3264-3606 ou pelo whatts (45) 99826-0004.

Em Santa Helena, atendemos na Av. Rio Grande do Sul, 1101, Centro, telefone (45) 3268-3575.