Artigos e vídeos

Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.

Sindrome Do Intestino Irritável

Sindrome Do Intestino Irritável

As doenças do aparelho digestivo são divididas em duas grandes categorias:

  • As doenças ORGÂNICAS, caracterizadas por alterações anatômicas ou estruturais que explicam o mau funcionamento e os sintomas de determinado órgão;
  • As doenças FUNCIONAIS, bem mais prevalentes e de incidência crescente, caracterizadas por não apresentarem um substrato orgânico conhecido. Dentro das doenças ditas funcionais, encontra-se a SINDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL (SII).  Ela é, portanto, um conjunto de queixas (sintomas) provocadas pelo mau funcionamento do intestino. Os sintomas mais comuns são dor e desconforto abdominal, diarreia e/ou constipação (prisão de ventre).

Esta doença afeta entre 15 a 20% da população ocidental, e nos Estados Unidos  é a segunda causa mais frequente de falta ao trabalho, perdendo apenas para a gripe.  Como vemos a Síndrome do Intestino Irritável é uma doença muito comum, podendo ocorrer em qualquer idade, porém mais frequente entre 30 e 50 anos. Acomete mais mulheres do que homens e muitas pessoas que apresentam este distúrbio não procuram o médico, pois existe uma tendência a acreditar que estes desconfortos são "normais".

Apesar de geralmente se apresentarem de forma leve, em alguns pacientes, os sintomas podem alterar as suas atividades diárias, causando insegurança de ir ao trabalho, participar de reuniões sociais, fazer viagens, promovendo desta forma uma  grande perda de sua qualidade de vida.

QUAIS OS SINTOMAS DA SII?

Diarreia, Constipação ou ambos.   O funcionamento do intestino considerado normal varia de pessoa a pessoa, podendo o numero de evacuações  ser de três por dia até três por semana. A pessoa com SII apresenta cólicas abdominais, associada a um aumento do número de evacuações (diarreia) ou redução deste número (Constipação) e outros ainda podem ter alternância de diarreia e constipação.

Além disso, é muito comum ocorrer dor e distensão abdominal, eructações (arrotos) freqüentes, sensação de azia, náuseas, empachamento, além de afetar outros órgãos, trazendo dor de cabeça, irritabilidade e até alterações urinárias.

QUAIS AS CAUSAS DA SII?

Esta doença pode apresentar diversas causas como Aumento da Sensibilidade a Dor, Fatores Psicológicos, Infecções Intestinais que podem dar início aos sintomas e Fatores ligados a Herança Familiar.

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO E O TRATAMENTO DO SII?

O diagnóstico da SII é feito através de um bom exame clínico, através de exames complementares, laboratoriais, endoscópicos e outros exames de imagem no sentido de se excluir a possibilidade de doenças orgânicas. O tratamento se faz  com  uma dieta adequada, medidas comportamentais e inúmeras opções de medicamentos que serão prescritas pelo seu médico de confiança.

DR LEOTIL JOSE ZARDO

Gastroenterologista - Endoscopista