Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.
Quando há alterações na frequência e no ritmo cardíaco, é constatada uma arritmia cardíaca. O coração pode apresentar um batimento muito rápido (taquicardia), muito lento (bradicardia) ou irregular.
Os sintomas mais comuns são palpitações ou "batedeiras", desmaios e tonturas. Há casos que podem apresentar confusão mental, fraqueza, pressão baixa e dor no peito. As arritmias podem ou não apresentar sintomas e, em casos mais graves, pode ocorrer parada cardiorrespiratória que leva à morte súbita. Pacientes que já apresentam histórico de problemas cardíacos como infarto, insuficiência cardíaca ou que já tenha passado por algum procedimento cirúrgico cardíaco tendem a apresentar um risco maior por isso o acompanhamento médico é muito importante.
Principais Causas
Hipertensão, diabetes, colesterol alterado, tabagismo, e sedentarismo são alguns dos fatores de risco para as arritmias. Consumo de álcool e/ ou energéticos podem induzir a uma arritmia, esse último tem alto nível de cafeína na sua composição.
Complicações
Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a arritmia cardíaca pode provocar parada cardíaca, que ocorre quando o coração para de funcionar. Nessa condição, ele deixa de exercer a função de bomba, inviabilizando a circulação do sangue pelo organismo levando à morte.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia | funcor@cardiol.br.
Quer saber um pouco mais sobre arritmia cardíaca? Entre em contato conosco!
No CAD. Dr. Zardo o paciente encontra o suporte necessário para diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças cardíacas, tendo a frente da especialidade de cardiologia Dr. Paulo Casimirov Banof CRM 19755-PR / RQE 20611 além de uma equipe especializada em promover um excelente atendimento, facilitando a realização de procedimentos.
C.A.D Centro do Aparelho Digestivo Dr. Zardo, (45) 3264-3606.
Será um prazer atendê-lo!