Artigos e vídeos

Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.

Quanto pesa seus problemas emocionais?

Quanto pesa seus problemas emocionais?

Engordar não é somente uma questão de calorias ou de exercícios físicos, é também uma questão emocional, que podem ser: positivas ou negativas.  As emoções positivas são: gratidão, perdão, bom humor, paz e a mais poderosa: o amor e as emoções negativas são: tristeza, solidão, ego ferido, desilusões, frustrações, traumas familiares, lutos não elaborados, entre outros que são identificados na análise do caso. Quando os negativos são muito freqüentes, muito intensos e insuficientemente compensados por emoções positivas geram o sobrepeso emocional.

Sobrepeso emocional: São os transtornos das emoções que provocam alterações do comportamento alimentar que favorecem o aumento de peso. O aumento do peso tem essas consequências que desestruturam o sujeito fazendo com que ele se torne resistente ao emagrecimento, não conseguindo levar adiante nenhum método para isso, inclusive a própria dieta calórica.As emoções negativas afetam as escolhas dos seus alimentos, do comportamento alimentar e logo é diretamente relacionada ao armazenamento de gordura. Isso é válido para crianças e adultos.

Você consegue identificar que seu problema pode ser emocional, quando:

- Luta contra a dependência dos alimentos ou do próprio ato de comer;

- Tem um estado de humor depressivo;

- Tem diversas obsessões mentais e desenvolve várias manias;

- Falta de autoconfiança;

- Imagem pobre de si mesmo;

- Falta de vontade para o dia a dia;

 

Uma vez determinada às causas emocionais, elas poderão ser remodeladas através de uma análise da história individual e personalidade da pessoa, criando um equilíbrio com as emoções positivas, alterações comportamentais, fator biológico, psicológico e social. Assim, poderá entender que o peso que carrega poderá ser eliminado literalmente. É possível emagrecer de maneira saudável, lidando com seu próprio eu interior e sua história real de vida. Libere suas emoções negativas e inicie um reequilíbrio interno.

Agende sua consulta no CAD Dr. Zardo, pelo telefone (45) 3264-3606.

A Psicóloga Vanessa Fellini, CRP 08/14649,para mais informações e tirar todas suas dúvidas sobre o assunto.