Artigos e vídeos

Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.

Com que frequência pensamos em comida?

Com que frequência pensamos em comida?

Vivemos em uma cultura obcecada por juventude, boa aparência e magreza. A maioria das pessoas já sentiu algum grau de infelicidade com a própria aparência e pensa constantemente em comida, mesmo que não associe a aparência aos hábitos alimentares. Eis alguns dos pensamentos que podem nos ocorrer nesse sentido:

  • O que eu quero comer neste momento?

  • O que eu comi ontem e anteontem?

  • O que vou comer amanhã?

  • Por que eu comi isto? Não gostaria de ter comido.

  • A partir de hoje vou cortar carboidratos/ açúcar/ carne.

  • Sou infeliz com a minha aparência ou tem a imagem corporal distorcida.


O sobrepeso/obesidade é um tema muito trabalhado em psicoterapia, pois envolve tanto sentimentos negativos e positivos, como hábitos comportamentais no dia a dia da pessoa.

Se sairmos na rua perguntando, principalmente para as mulheres, quantos quilos elas gostariam de eliminar, a resposta é assustadora, sendo poucas que irão dizer que estão satisfeitas com seu peso. O que é isso? É o mal do século?

Comemos além do necessário. Como eu sei disso? É fácil, se  tem acúmulo de gordura no seu corpo significa que este corpo não consumiu toda energia em forma de calorias, e estocou o que sobrou, e o estoque é feito em forma de gordura. Se você está acima do peso é porque ingeriu mais do que queimou ou queimou menos do que consumiu. (Obs.: para casos comportamentais).

Algumas questões como: entender por que comemos além do necessário, sabermos como a evolução nos preparou para comermos mais do que necessitamos, como os sentimentos colaboram para usarmos a comida como válvulas de escape, como é libertador ``fazer as pazes‘’ com a balança, entre outras afirmações que são importantes termos esclarecidas e  assim criarmos recursos para aprender como não morrer de fome e mantermos o nosso peso desejado.

Essas são algumas dúvidas que serão esclarecidas e aprendidas de maneira técnica e comportamental dentro de uma sessão de terapia. Trabalhe suas emoções e aprenda de uma vez por todas a ter consciência alimentar.

O CAD Dr. Zardo conta a atuação da Psicóloga Vanessa Fellini, CRP 08/14649, com a finalidade de ajudar os pacientes a superar dificuldades emocionais, comportamentais, entre outras, auxiliando assim no tratamento contra o sobrepeso.

Entre em contato com o C.A.D Centro do Aparelho Digestivo Dr. Zardo, (45) 3264-3606, e agende sua consulta!