Artigos e vídeos

Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.

Você já ouviu falar da Síndrome do Intestino Irritável?

Você já ouviu falar da Síndrome do Intestino Irritável?

A síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma doença funcional crônica do intestino, também conhecida por doença do cólon irritável. Ela é uma doença funcional, porque não se consegue detectar nenhum problema de origem orgânica (física), uma vez que a mucosa intestinal permanece intacta, sem alterações, e não há nenhuma alteração nos exames de sangue. Mas os sintomas existem, e os mais comuns são: alteração dos movimentos intestinais e alterações na secreção de enzimas digestivas, causando desconforto e dor abdominal, formação excessiva de gases e distensão do abdômen.

Ainda não se sabe exatamente qual alteração ocorre primeiro, uma vez que varia de uma pessoa à outra, sendo influenciada principalmente pelo estilo de vida, como a alimentação inadequada, baixa em fibras e rica em alimentos industrializados, baixa ingestão de água, sedentarismo e alterações psicológicas, principalmente depressão. Normalmente atinge mais mulheres, aparecendo geralmente no final da adolescência até os 30 anos, e sua prevalência na população pode chegar de 10 até 20%, sendo um número bem alarmante e de grande impacto na saúde pública.

Sintomas MAIS COMUNS são: dor abdominal, distensão abdominal, excesso de gases (flatulência), obstipação ou diarréia – neste caso, normalmente um é predominante e pode ocorrer oscilações entre intestino solto e intestino preso no mesmo indivíduo.

Confirmação do diagnóstico é importante consultar um médico! Apesar da SII não ser diagnosticado por exames de imagem, fezes ou de sangue, sempre são solicitados para poder descartar qualquer outro tipo de doença.

Tratamento:A dieta é peça fundamental e de extrema importância para o tratamento e controle da SII.

  Os sintomas ocorrem logo após as refeições, sendo que, em média de 50% dos pacientes com SII não toleram alguns tipos de alimentos. O nutricionista, através de sua anamnese, consegue direcionar o tratamento de acordo com o hábito alimentar e sintomas, relacionando possíveis alergias alimentares, hipersensibilidade alimentar que podem ser confundidas com SII, orientando a dieta necessária aquele indivíduo, estando ou não em crise da doença.

  Diversos alimentos podem causar desconforto intestinal, agravando os sintomas e, de forma crônica, pode levar o indivíduo à quadro de desnutrição, pela dificuldade de digestão e absorção.

O trabalho da nutricionista será de identificar: - estado nutricional do paciente em que o paciente se encontra; - analisar funcionamento do trato gastrointestinal em relação à digestão; - observar qual o hábito alimentar, número de refeições e ingestão de líquidos; - verificar se há associação com outras doenças, como obesidade, dificuldade de aumento de peso, desnutrição, anemia, alteração hormonal, pois são fatores que deverão ser cuidados também; - suspeita de possíveis alimentos que possam estar causando o desconforto, sendo exemplos clássicos: frituras, refrigerantes, doces, alimentos muito gordurosos, alguns cereais refinados, excesso de fibras, alguns vegetais como brócolis, leguminosas, couve-flor, pois são alimentos propensos à formação de gases e intensificam a distensão e dor abdominal.  Lembre-se sempre da importância de cuidar da saúde de seu intestino! Consulte sempre um Nutricionista para adequar a sua alimentação!

É prioridade  do Centro do Aparelho Digestivo CAD Dr. Zardo promover a qualidade de vida de seus pacientes e por isso atuamos no diagnóstico, prevenção e tratamento da síndrome do intestino irritável, contando com o conhecimento e experiência do gastroenterologista Dr. Leotil José Zardo, CRM 4585 - Pr e da nutricionista Dra. Nutricionista Natiely Betsek CRN 8 9003. Agende uma consulta  através do telefone (45) 3264-3606.

Curta nossa Fanpage e acompanhe nossas publicações https://www.facebook.com/caddrzardo/