Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.
Uma das maneiras mais simples de saber se você está acima do peso – e, portanto, deve começar a se preocupar em emagrecer por motivos de saúde – é calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC).
O IMC é uma medida utilizada para identificar a sua margem de peso saudável, conforme sua altura. O IMC acima de 27kg/m² é um alerta para a sua saúde e a primeira atitude recomendada é procurar um médico.
Caso o seu IMC esteja realmente acima de 27kg/m², é importante se consultar com um médico que avalie o caso para recomendar ou não o tratamento com o Balão Intragástrico de um ano, que serve como um estímulo para o emagrecimento e, associado à reeducação alimentar, pode oferecer resultados surpreendentemente rápidos e de longo prazo. O procedimento reduz a capacidade do estômago, provocando a perda de apetite e saciedade, auxiliando no emagrecimento.
2. Exames clínicos e Laboratoriais
Após a consulta com o médico e a decisão tomada, será preciso realizar alguns exames que garantam a segurança do paciente, eliminando riscos. Por meio dos exames indicados pelo médico e do histórico hospitalar, é possível identificar se o paciente possui alguma contraindicação ao uso do Balão Intragástrico de um ano. O médico pode contraindicar pacientes que já tenham feito alguma cirurgia gástrica ou que possuam atualmente úlcera péptica, hérnia hiatal significativa, problemas de coagulação do sangue, esofagite grave, uso crônico de antiinflamatórios, alcoolismo ou algum outro problema que possa ser agravado pela colocação do balão. Por este motivo, é muito importante que seja realizada uma endoscopia prévia.
3. Colocação do balão intragástrico ajustável via endoscopia
Assim que o paciente for liberado para o tratamento, agenda-se a colocação do Balão Intragástrico de um ano por meio de um procedimento ambulatorial simples e sem cirurgia: a endoscopia. O balão é inserido pela boca até o estômago sem cortes e todo o processo pode durar de 20 a 30 minutos, apenas.
4. Ajuste do Balão Intragástrico ajustável via endoscopia
O balão intragástrico ajustável pode permanecer até um ano no estômago do paciente. O médico pode aumentar o volume do balão em um procedimento ambulatório de 15 minutos, aumentando a eficácia do tratamento.
Isso permite que o médico opte por iniciar com um volume baixo, até que o paciente se adapte ao tratamento, de maneira confortável e com o mínimo possível de efeitos indesejáveis. Após a completa adaptação do paciente, o médico pode aumentar o volume aos poucos, garantindo um emagrecimento gradual e progressivo.
5. Retirada do balão
Após 12 meses de tratamento com acompanhamento médico e reeducação alimentar, chega o momento da retirada do balão. Realizada por meio do mesmo procedimento ambulatorial e sem cirurgia, a endoscopia é indolor e sem cortes. O paciente recebe alta poucas horas após o processo, que dura aproximadamente 20 minutos.