Artigos e vídeos

Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.

Como a pedra na vesícula é diagnosticada e tratada?

Como a pedra na vesícula é  diagnosticada e tratada?

O melhor método para diagnosticar pedra na vesícula é a ultrassonografia ou ecografia do abdômen. A tomografia pode não mostrar as pedras em um grande número de pacientes.

Exames como a cintilografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada podem ser úteis quando há dúvidas se existe inflamação ou não vesícula.

A única forma de tratamento da pedra ou cálculo da vesícula é a retirada da vesícula biliar ( colecistectomia). Outros tratamentos, como litotripsia (“quebrar a pedra” com aparelhos especiais) e medicamentos para dissolver a pedra, não geram bons resultados e não devem ser usados, pois só atrasam o tratamento correto.

Atualmente, o tratamento de pedra na vesícula é muito simples, desde que o paciente não apresente complicações. A retirada da vesícula, pode ser facilmente realizada por via laparoscópica na maioria dos pacientes (“operação dos furinhos”). Inicialmente, é injetado gás (gás carbônico) dentro do abdômen (barriga) para criar um espaço, onde o cirurgião poderá fazer a operação com segurança. Após a realização de 4 furinhos de meio a um centímetro, uma câmera de televisão é colocada dentro do abdômen através de um dos furinhos para que o cirurgião e sua equipe possam visualizar todo abdômen em uma televisão. Os instrumentos (pinças, tesouras, material de sutura, etc) são colocados através dos outros furinhos para ajudar a retirar a vesícula.


C.A.D - Centro do Aparelho Digestivo Dr. Zardo, localizado na Avenida Brasília, 2040 - acima da praça Angelo Darolt, telefone (45) 3264-3606 ou pelo whatts (45) 99826-0004.