Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.
Dados divulgados elo Ministério da Saúde apontam que o pais registrou 40.198 novos casos de hepatite viral em 2017.
Devido à sua evolução silenciosa, é difícil identificar pessoas de hepatite B e C pelo caráter assintomático da doença. A hepatite C é uma doença silenciosa que acomete 0,7% a 1% da população brasileira e pode levar à cirrose hepática e ao carcinoma hepatocelular (CHC, a forma mais comum do câncer de figado. A maioria dos pacientes com os vírus das hepatites B (VHB) e C (VHC desconhece ser portador da doença até o desenvolvimento de complicações tardias como cirrose descompensada e câncer de figado, muitas vezes em fase avançada sem possibilidade de tratamento curativo. Atualmente cirrose hepática e CHC, associadas às hepatites virais, são as principais indicações de transplante hepático no Brasil.
As hepatites A e B são possíveis de prevenção por vacinação. O vírus da hepatite A frequentemente causa doença aguda autolimitada que não evolui ara a forma crônica. Já o vírus da hepatite B ode em 5% a 10% dos casos evoluir ara hepatite B crônica, passível de controle com o uso de medicação antivirais. Para a hepatite C não existe vacina, mas seu tratamento com as novas drogas antivirais de ação direta, que foram disponibilizadas recentemente no Sistema Único de Saúde (SUS), induz à cura virológica da doença na maioria dos casos tratados com medicações seguras de uso oral e com poucos efeitos colaterais.
C.A.D - Centro do Aparelho Digestivo Dr. Zardo, localizado na Avenida Brasília, 2040 - acima da praça Angelo Darolt, telefone (45) 3264-3606 ou pelo whatts (45) 99826-0004.