Artigos e vídeos

Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.

Screening mais cedo, o rastreio do câncer colorretal

Screening mais cedo, o rastreio do câncer colorretal

Um estudo apreesentado na última Digestive Disease Week (DDW) pela American Cancer Society(ACS), para mais de 14 mil especialistas de diversos locais do mundo, passou a recomendar que adultos a partir de 45 anos sejam submetidos a exames regulares de rastreio do câncer colorretal. A nova diretriz antecipa em cinco anos a orientação anterior, de que a busca ativa por lesões tivesse início aos 50 anos, quando não há histórico familiar. Nos casos em que parentes do paciente apresentaram diagnóstico positivo da doença , o rastreio deve começar mais cedo, 10 anos antes da idade em que o familiar foi identificado com o tumor.

A colonoscopia é o principal exame visual recomendado pela frente médica que coordenou a pesquisa. Além de um alto grau de confiabilidade, o exame deve ser feito em um intervalo mais longo, a cada 10 anos. A colonoscopia é o exame de maior segurança para o tratamento das lesões, um vez que, ao ser detectada no exame, a lesão pode ser retirada e analisada para verificar se ela poderia evoluir para um tumor maligno.

C.A.D - Centro do Aparelho Digestivo Dr. Zardo, localizado na Avenida Brasília, 2040 - acima da praça Angelo Darolt, telefone (45) 3264-3606 ou pelo whatts (45) 99826-0004.