Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.
Constipação intestinal é uma condição clínica complexa, multifatorial e influenciada por fatores culturais, hábitos dietéticos e estilo de vida. É classificada em primária e secundária, tendo essas últimas causas bem definidas, como doenças endócrinas, metabólicas e neurológicas, além do uso de medicação.
Ocorre predominantemente no sexo feminino e acomete todas as faixas etárias, aumentando de maneira notória depois dos 60 anos.
Embora a constipação não seja consequência fisiológica do envelhecimento, a diminuição da mobilidade, o uso constante de vários medicamentos e as diversas doenças subjacentes parecem contribuir para o aumento da sua prevalência nos idosos de ambos os sexos.
Na verdade, nesse grupo de indivíduos, vários mecanismos etiológicos podem estar envolvidos, exigindo uma abordagem multifatorial para se obter uma adequada resposta terapêutica.
O tratamento tradicionalmente inclui medidas comportamentais, dietéticas (líquidos e fibras), reeducação da função intestinal e medicação laxativa, após exclusão de causas secundárias ou estruturais. Infelizmente, nem sempre é possível reduzir o número de medicamentos utilizados por uma pessoas mais idosa e aumentar seus níveis de atividade física. Isso destaca a importância de intervenção eficaz para tratar constipação nos idosos.
C.A.D - Centro do Aparelho Digestivo Dr. Zardo, localizado na Avenida Brasília, 2040 - acima da praça Angelo Darolt, telefone (45) 3264-3606 ou pelo whatts (45) 99826-0004.