Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.
O Balão Intragástrico é um instrumento médico utilizado há vários anos, com milhares de pacientes em todo o mundo, que é introduzido no estômago por meio de uma sonda endoscópica. Uma das vantagens e diferenciais é que não necessita de cirurgia.
A técnica faz a introdução de uma prótese de silicone no estômago, através do procedimento de Endoscopia Digestiva Alta. É um procedimento simples como uma endoscopia comum e sem necessidade de cirurgia. É, portanto, considerado um tratamento clínico (e não um tratamento cirúrgico). O balão deverá permanecer no estômago no período de 4 a 6 meses.
A colocação e a retirada do Balão Intragástrico são feitas com sedação em ambiente ambulatorial ou hospitalar e o tempo de internação é de meio dia.
Calcula-se que mais de 115 mil balões já tenham sido colocados em pacientes em todo o mundo, sendo considerada uma técnica eficiente para pacientes com sobrepeso e na preparação de pacientes super-obesos no pré-operatório como eficaz e seguro.
Este procedimento é indicado para obesos com índice de massa (IMC) extremamente elevado, que necessitam de cirurgia, mas não têm condições de realizá-la no momento. Submetem-se ao procedimento, perdem peso e ganham condições para cirurgia.
Outra indicação é para os pacientes com obesidade mais leve, que precisam perder menos peso e não conseguem fazê-lo com as medidas habituais. Outra indicação ainda, sendo esta discutível, pois a perda de peso é menor, seria para pacientes com indicação e condições para cirurgia de obesidade, mas que não queiram realizá-la.