Artigos e vídeos

Uma equipe capacitada e sempre buscando atualizar-se profissionalmente pode passar tranquilidade e orientações em diversos casos. Veja um pouco sobre alguns assuntos em nossa área de atuação.

Hemorroidas: o que você precisa saber para prevenir e tratar?

Hemorroidas: o que você precisa saber para prevenir e tratar?

O que são hemorroidas?

Hemorroidas são dilatações de veias localizadas no ânus. Essas veias existem em todas as pessoas e servem para drenar adequadamente o sangue da região, além de auxiliarem na continência das fezes.


Quais os tipos de hemorroidas que existem?

As hemorroidas podem ser divididas em dois grupos. As hemorroidas localizadas acima da divisão entre a pele e o ânus, que ficam dentro do reto, são chamadas hemorroidas internas. Aquelas que ficam localizadas abaixo dessa linha de divisão da pele no canal anal, que são visíveis a olho nu e até tocadas durante a higiene,são chamadas hemorroidas em um mesmo momento. Nesse caso, estas são denominadas hemorróidas mistas.


As hemorroidas são um problema comum?

Aproximadamente uma em cada três pessoas irão apresentar hemorroidas no decorrer da vida. Esse número aumenta proporcionalmente com a idade. Acima de 50 anos, cerca de metade das pessoas, irão sofrer de sintomas de hemorroidas, e não parece haver uma diferença entre homens e mulheres na apresentação desse problema.


Quais as principais causas das hemorroidas?

As hemorroidas não apresentam uma causa definida, sendo consideradas por alguns médicos um processo de desgaste ou envelhecimento do conjunto dessas veias na região do ânus. Algumas pessoas as apresentam, e outras não, e isso não tem uma explicação muito definida. Apesar disso, conhecem-se muitos fatores de risco para o desenvolvimento das hemorroidas. Idade avançada, obesidade, gravidez, esforço físico repetitivo, uso de condimentos (pimentas), tosse crônica, entre outros, parecem aumentar o risco de agravar esse problema. Um importante fator de risco no desenvolvimento das hemorroidas é a constipação intestinal (prisão de ventre). O esforço para evacuar aumenta a pressão nessas veias, elevando sua dilatação e causando, assim, sintomas importantes. Entretanto, as hemorroidas podem ocorrer em pessoas que evacuam normalmente. Além disso, também podem ser encontradas com certa frequência em pacientes jovens.


Quais os principais sintomas das hemorroidas?

Nem todas as pessoas que apresentam hemorroidas têm sintomas relacionados a esse problema. Muitas permanecem sem se queixar durante muitos anos, sem consequências maiores para a saúde. Por outro lado, a maioria dos portadores de hemorroidas apresentam sintomas importantes, que devem ser sempre comunicados aos médicos e adequadamente investigados. Estes podem surgir e desaparecer em poucos dias. Entretanto, recomenda-se uma avaliação com especialista para confirmar o diagnóstico e instituir corretas condutas de tratamento. Entre os principais sintomas das hemorroidas, podem-se salientar:

  • sangramento: este geralmente é de cor vermelho-vivo e ocorre durante e/ou logo após as evacuações. Pode ser notado no papel higiênico ou gotejando no vaso sanitário. Pode variar de pequena quantidade a sangramentos de volume importante, que assustam os pacientes;

  • dor: esta ocorre em portadores de hemorroidas externas com inflamação associada(formação de trombose ou flebite no local). Os portadores de hemorroidas internas não apresentam dor. Eventualmente, a dor pode ser encontrada em portadores de fissura anal associada a quadros de hemorroidas;

  • ardência anal: sintoma desagradável e recorrente, que pode estar relacionada com a ingestão de condimentos. embutidos ou álcool em grandes quantidades, além de ser perpetuado pela limpeza repetitiva com papel higiênico;

  • prolapso: ocorre quando as hemorroidas incham e salientam-se para fora do ânus, onde se consegue nitidamente sentir um aumento de volume no local. Pode ocorrer após as evacuações e sumir espontaneamente. Alguns pacientes sentem necessidade de empurrar as hemorroidas prolapsadas com a mão, delicadamente, para dentro do canal anal.

  • umidade e muco: o revestimento das hemorroidas internas é composto de um tecido que secreta um líquido claro que lubrifica o canal anal, que pode estar aumentado em quantidade a ponto de deixar o ânus sempre úmido e tornar a higiene difícil;

  • prurido ou coceira no ânus: sintoma decorrente da irritação contínua do local pela umidade, inflamação ou pela dificuldade de higiene local.

C.A.D - Centro do Aparelho Digestivo Dr. Zardo, localizado na Avenida Brasília, 2040  acima da praça Ângelo Darolt, telefone (45) 3264-3606 ou pelo whatts (45) 99826-0004 e em Santa Helena, atendemos na Av. Rio Grande do Sul, 1101, Centro, telefone (45) 3268-3575.